Agência Transfusional
Nosso hospital tem uma Agência Transfusional completa, que conta com equipamentos modernos, revisados e calibrados periodicamente, além de uma equipe capacitada para a realização de todos os procedimentos que envolvem as transfusões.
Em funcionamento desde junho de 2011, a Agência Transfusional é o setor responsável por todo o controle de hemocomponentes utilizados no hospital, pela solicitação, armazenamento, controle de estoque de hemocomponentes, testes pré-transfusionais, transfusões e acompanhamento de pacientes transfundidos. Segundo a RESOLUÇÃO – RDC/ ANVISA nº 153, de 14 de junho de 2004, e conforme a Portaria MS nº 1.353, de 13.06.2011, a Instituição que realiza intervenções cirúrgicas de grande porte, ou que efetue mais de 60 (sessenta) transfusões por mês, deve contar com, pelo menos, uma agência transfusional (AT) – dentro das suas instalações.
A Agência Transfusional é responsável pela execução de todas as provas pré-transfusionais, tipagens sanguíneas, ABO/RhD e testes de compatibilidade sanguínea, pesquisas de anticorpos, instalação e monitoramento de todas as transfusões, obedecendo criteriosamente aos padrões de qualidade exigidos e a todas as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e ANVISA. Nosso hospital tem uma Agência Transfusional completa, que conta com equipamentos modernos, revisados e calibrados periodicamente, além de uma equipe capacitada para a realização de todos os procedimentos que envolvem as transfusões.
O sangue utilizado em qualquer procedimento no Hospital Santo Antônio é solicitado à Agência Transfusional, que mantém um estoque dos principais hemocomponentes (Concentrado de Hemácias, Plaquetas, Plasma fresco congelado). Cada hemocomponente é separado e armazenado pelo fator ABO/RhD. Em caso de transfusão, a Agência transfusional é acionada, são coletadas amostras de sangue do paciente para realização das provas pré-transfusionais visando a compatibilidade do receptor com as bolsas disponíveis na agência. Caso a agência não possua bolsas compatíveis, o HEMOSC é acionado para suprir a necessidade do paciente. Com os testes pré-transfusionais realizados, o paciente encontra-se apto a ser transfundido, acompanhado em tempo integral durante todo o procedimento.