Fisioterapia Hospitalar
O Hospital Santo Antônio, conta com uma equipe de 21 Fisioterapeutas que atuam nos mais diversos setores, como os pós-cirúrgicos, oncológicos, clínicos, ortopédicos ou neurológicos. Em cada avaliação são trabalhados dois aspectos principais: a função respiratória e a motora.
A Instituição está sempre em busca de melhorias nos atendimentos e para isso, os Fisioterapeutas compõem a equipe multidisciplinar. Contribuem, assim, para a recuperação funcional e prognóstico do paciente, por meio de uma avaliação minuciosa, a fim de traçar os objetivos específicos de acordo com cada caso, prevenindo as possíveis complicações motoras e respiratórias originadas durante o processo de internação.
O fisioterapeuta hospitalar tem diversas atribuições, dentre elas, podemos ressaltar:
Tratar e prevenir atrofias musculares, contraturas e deformidades, linfedemas, lesões por pressões, controle da dor e complicações da síndrome do imobilismo. Auxilia no processo de desmame da ventilação mecânica e oxigenoterapia.
Durante a Pandemia, o papel dos fisioterapeutas teve um grande destaque e uma ampliação de suas demandas, devido ao Coronavírus. Por ser uma doença que representa um quadro clínico que pode variar de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves, a fisioterapia teve um papel fundamental neste cenário pandêmico, visto que estes profissionais, influenciam na recuperação física de pessoas internadas com casos mais graves da doença.
Dentre as principais atuações, podemos citar o auxílio no processo respiratório de pacientes com aparelhos de ventilação mecânica individualizadamente, protegendo os pulmões de lesões, facilitando a remoção de secreções e auxiliando na retirada (desmame) da ventilação mecânica o mais rápido possível. Além disso, o fisioterapeuta tem o papel de auxiliar nas estratégias de posicionamento do paciente, otimizando a oxigenação.
Devido às internações prolongadas, o uso de sedação e bloqueadores neuromusculares para provocar relaxamento muscular, o risco do paciente de desenvolver fraqueza, pode levar a graves prejuízos funcionais. Inclusive perda da força dos músculos respiratórios e dos membros inferiores e superiores. Diante disso, os fisioterapeutas atuam também na mobilização precoce, por exercícios que ajudem na sua recuperação funcional até a alta hospitalar.