Fonoaudiologia Hospitalar
No âmbito hospitalar, o Fonoaudiólogo é o profissional que atua diretamente em todas as faixas etárias preventivamente, intensiva, pré e pós-cirúrgica. É quem dá respaldo técnico à equipe interdisciplinar, visando prevenir e reduzir complicações, a partir do gerenciamento da deglutição de maneira segura e eficiente, bem como no processo de reabilitação de pacientes em uso de traqueostomia.
O Fonoaudiólogo visa a redução do tempo de internação e a redução na taxa de reinternações por pneumonia aspirativa, contribuindo significativamente na qualidade de vida dos pacientes.
Além da atuação com avaliação e reabilitação da deglutição e outros, a fonoaudiologia realiza avaliações previstas por lei em recém-nascidos realizando a Triagem auditiva Neonatal Universal (Teste da Orelhinha) e Avaliação do frênulo lingual (Teste de Linguinha).
Ainda no âmbito hospitalar, o Serviço de Fonoaudiologia atua na atenção ambulatorial através do ambulatório de Fononcologia, que visa o seguimento do acompanhamento intra-hospitalar com avaliações e reabilitação de pacientes. Por exemplo, oncológicos com foco em cabeça e pescoço - e no ambulatório do Reteste da Triagem Auditiva Neonatal Universal buscando a conclusão da avaliação e encaminhamentos à rede de atenção primária, quando necessário.
No tratamento humanizado, trabalha em conjunto com a equipe multidisciplinar para proporcionar e executar pedidos dos pacientes, dentro de suas possibilidades e contexto hospitalar.
O Fonoaudiólogo é responsável também pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação). Também atua com o aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncionais, orofaciais, cervicais e de deglutição.