Gestão da Qualidade
A Gestão da Qualidade em saúde está relacionada com o estabelecimento de processos bem definidos e padronizados de modo a contribuir com uma assistência segura e eficiente. Os termos Qualidade e Segurança não podem ser dissociados quando o que está em jogo é o atendimento ao paciente. Para garantir a segurança dos nossos pacientes e buscar a melhoria contínua dos processos, o Hospital Santo Antônio é acreditado pela ONA, bem como participa de outros programas de certificação em Qualidade e projetos que visam a segurança na assistência prestada.
A Qualidade como Estratégia
O foco central de toda instituição de saúde é o paciente. Para isso, busca-se, constantemente, garantir padrões de qualidade na assistência e a melhoria contínua dos processos.
A área de Qualidade tem a responsabilidade de manter atualizados todos os protocolos e documentos institucionais, deixando-os disponíveis para acesso de todos os profissionais.
Também é responsável por promover a gestão por processos e a visão sistêmica, por meio de auditorias internas envolvendo colaboradores em ações de melhoria contínua.
Gerenciamento de Comissões
A área de Qualidade também é a responsável pelo Gerenciamento de Comissões, centralizando a Gestão de documentos, cronogramas e atas de reuniões das Comissões internas
As Comissões procuram direcionar esforços e ações para a melhoria da qualidade dos processos, sejam clínicos, assistenciais ou administrativos e auxiliar na tomada de decisões da governança corporativa.
Acreditação ONA
A Organização Nacional de Acreditação – ONA é uma instituição certificadora nacional que apoia as organizações acreditadas na busca da melhoria.
O Manual ONA OPSS (Organizações Prestadoras de Serviços em Saúde) visa avaliar a organização ponta a ponta, perpassando processos administrativos, gerenciais e assistenciais com vistas a garantir a segurança em seu sentido mais amplo.
Promove a análise realista de riscos nas instituições com o intuito de manter ações e planos pautados na manutenção da segurança e garantia da disponibilidade dos serviços.
Desde o ano de 2010 o Hospital Santo Antônio é acreditado pela ONA. No ano de 2017 foi certificado em nível II.
Considera-se que uma instituição acreditada em nível II possui o princípio da Gestão Integrada que prevê a definição, modelagem dos processos e a interação entre eles. Também pressupõe que tais processos sejam monitorados, avaliados e acompanhados periodicamente no intuito de promover melhorias.
Projeto Hospital seguro para a Pessoa Idosa
No ano de 2022 o Hospital Santo Antônio foi selecionado para participar de um projeto que nasceu de uma parceria entre o HCor e Proadi-SUS.
Esse projeto objetiva tornar os processos de assistência mais seguros e adequados para o atendimento a pessoas idosas, sobretudo, aquelas classificadas como idosos frágeis.
Com o intuito de aprimorar o atendimento a esse público, o programa atua na redução de complicações comuns nessa população como: queda, lesão por pressão, broncoaspiração, delirium, contenção mecânica, desnutrição, iatrogenia medicamentosa, declínio funcional, permanência prolongada, reinternação precoce e morte evitável.
Integra o programa as equipes de enfermagem, médica e multidisciplinar que atuam por meio de estratégias para organização do cuidado integrado, com uso do diagnóstico de necessidades multidimensionais e monitoramento dos desfechos clínicos durante a internação.
No Hospital Santo Antônio as equipes contam com a utilização de aplicativo para monitoramento e gestão do cuidado através da AMPI (Avaliação Multidisciplinar da Pessoa Idosa). Através dele é realizada a triagem e avaliação do público-alvo do Programa.
Também através dessas análises são elaborados protocolos assistenciais que auxiliam no cuidado e na mitigação dos riscos relacionados aos idosos frágeis.
O programa tem a duração de 12 meses, mas a intenção estratégica do HSA é mantê-lo e aprimorá-lo com vistas a aumentar a qualidade no atendimento a esse público.
Certificações
Além de ser acreditado pleno pela ONA o Hospital Santo Antônio, possui outras certificações que conferem credibilidade aos serviços e estão em consonância com as especialidades referências do Hospital, como a Rede Cegonha e Hospital Amigo da Criança.
Outra certificação importante que garante qualidade na assistência é o PAS – Programa Alimentos Seguros.
Gestão de Riscos e Segurança do Paciente
A Gestão de Riscos tem um papel preponderante na assistência à saúde.
Garantir a integridade dos pacientes durante seu tratamento é uma das premissas mais importantes nas instituições de saúde. Para isso o gerenciamento de riscos atua de duas formas principais:
Proativa: Através de conscientizações e treinamentos, sobretudo, no que diz respeito às Metas Internacionais de Segurança do Paciente junto aos profissionais que prestam assistência direta.
Também é essa área responsável por gerar os Mapas de Riscos de todas as áreas da instituição e disponibilizar com o intuito de fazer a gestão desses riscos de forma proativa. A intenção de gerar esse mapeamento é de estabelecer planos de ações e/ou contingências para as atividades de risco ou atuar para a mitigação dos impactos causados, sejam eles na assistência ou em processos organizacionais.
Reativa: A gestão de riscos reativa ocorre após a notificação do incidente/ocorrência pela equipe de enfermagem, médica ou multiprofissional. A notificação é tratada em conjunto com os responsáveis pela área, equipe técnica especializada e gestão de riscos.
Também é papel da Gestão de Riscos reativa a notificação de eventos adversos aos órgãos competentes e à Organização Nacional de Acreditação.
Com vistas a engajar os profissionais das áreas assistenciais a fazerem as notificações de ocorrências pertinentes, a Gestão de Risco é a responsável por fomentar na instituição a Cultura Justa. A Cultura entende que os erros devem servir como aprendizados e os profissionais não devem ser culpabilizados, mas, os processos devem ser avaliados de modo a criarem barreiras aos erros. A ideia de uma cultura justa, contudo, não deixa de avaliar os fatores humanos que levaram a falha e se for entendido que esse fator foi preponderante no erro, os profissionais serão responsabilizados.
Está, ainda, no escopo da área apoiar o estabelecimento e gerenciamento de protocolos clínicos e assistenciais, monitorando, avaliando e analisando indicadores pertinentes, propondo ações de melhoria e auxiliando no treinamento e elaboração destes.
A área de Qualidade tem se configurado como uma das áreas de apoio de maior destaque em todos os seguimentos e no caso da saúde, tem se mostrado fundamental para estabelecer diretrizes de segurança e eficiência nos serviços prestados.