Pedagogia Hospitalar
Criado em 2008, em parceria com Prefeitura Municipal de Blumenau por meio da Secretaria Municipal de Educação de Blumenau (SEMED) e o HSA, o Programa Pedagogia Hospitalar visa possibilitar à criança/estudante hospitalizado o acompanhamento Pedagógico Educacional. O processo de desenvolvimento e construção do conhecimento, na educação infantil e ensino fundamental, pode ficar temporariamente interrompido por uma internação hospitalar, a iniciativa da oportunidade, então, da continuidade dos estudos sem prejuízo ao aprendizado regular. Desta forma, o programa garante que o paciente continue estudando, criando, produzindo, propiciando vivências e experiências, mesmo sem estar na escola regular e ainda contribui para a recuperação no período de internação.
O Programa Pedagogia Hospitalar garante e promove o acesso à aprendizagem, ao lazer, ao convívio social e à educação da criança/estudante no hospital. Favorece, também, a construção e o desenvolvimento do conhecimento articulado com o currículo da educação básica, mantendo vínculo entre o educando em tratamento e a instituição de ensino regular. Destaca-se também que o atendimento pedagógico educacional da Pedagogia Hospitalar, pode apoiar-se em propostas de educação pautadas nas interações e brincadeiras, mas, deve apresentar uma responsabilidade com a aprendizagem e desenvolvimento da criança/estudante. Toda e qualquer atividade escolar proposta existe um objetivo pedagógico, criterioso, flexível e variado.
Os atendimentos são realizados por duas Pedagogas cedidas pela SEMED, com habilitação/especialização para o exercício dessa função. As atividades e/ou propostas são desenvolvidas na sala de atendimento pedagógico, no setor da Clínica Pediátrica, mas também podem acontecer nos espaços de recreação (brinquedoteca e solarium) ou no leito, considerando as capacidades, condições clínicas e necessidades individuais das crianças/estudantes atendidos. O atendimento é destinado a crianças e estudantes em idade correspondente à Educação Infantil (0 a 6 anos) e do Ensino Fundamental, abrangendo pacientes do município de Blumenau e cidades da região.