Residências Médicas
A Residência Médica foi instituída em 1977, pelo Decreto nº 80.281:
Art. 1º A Residência em Medicina constitui modalidade do ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, em regime de dedicação exclusiva, funcionando em Instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.
Desde 2010, o Hospital Santo Antônio atua na formação de médicos através dos programas de residência médica. Atualmente, são 10 programas nas seguintes especialidades:
CIRURGIA GERAL
O residente terá contato o mais cedo possível com a prática cirúrgica, acompanhado pela preceptoria, e com embasamento teórico. Grande destaque da residência é a vasta quantidade de procedimentos em diferentes especialidades, com destaque para cirurgias de média e alta complexidade. O Hospital Santo Antônio tem em seu centro cirúrgico 5 salas, equipamentos e instrumentais específicos para cada especialidade com tecnologia de ponta, inclusive videocirurgia, ultrassons portáteis, arco em C de resolução ampliada, microscópio Leica, entre outros. O residente atuará nos ambulatórios de cirurgia geral e cirurgia bariátrica com completa equipe multiprofissional, e nas unidades de internação na Clínica Cirúrgica e Clínica Convênios. Em 2021, quase 7000 cirurgias foram realizadas na instituição. A residência se estrutura também em outras unidades hospitalares conveniadas, proporcionando que o residente atue juntamente com preceptores de diversas especialidades. O primeiro ano de residência tem como base a dinâmica de centro cirúrgico, gestão de sala e de centro cirúrgico e cirurgias básicas, incluindo procedimentos pré- e pós-operatórios. O segundo ano de residência contempla cirurgias mais complexas nas especialidades, com contato inicial com a cirurgia oncológica, que será a base do terceiro ano do programa.
Duração: 3 anos.
Supervisor do programa: Dr. Geraldo Alves da Silva.
CIRURGIA PEDIÁTRICA
O programa de residência médica em Cirurgia Pediátrica capacitará o residente para atuação nas diversas áreas da cirurgia pediátrica como consultório, emergências, além de estimular o trabalho em equipes multidisciplinares.
A estrutura do Hospital Santo Antônio proporciona ao residente desenvolver atividades no ambulatório de especialidades, incluindo cirurgia pediátrica, pré-natal de alto risco, oncologia pediátrica, urologia pediátrica e cuidados paliativos pediátricos; enfermaria pediátrica, setor de urgência e emergência pediátrica e suporte de UTIs Neonatal e Pediátrica. Também há estágios na Secretaria Municipal de Saúde e em outros hospitais conveniados, proporcionando ao residente contato com diversas especialidades e em diferentes graus de complexidade.
No Centro Cirúrgico do Hospital Santo Antônio, o residente executa junto a preceptoria uma diversidade de procedimentos de média e alta complexidade como cirurgia geral pediátrica, urologia pediátrica, cirurgia oncológica pediátrica, cirurgia neonatal e videocirurgia, além das cirurgias em caráter de urgência e emergência.
Em 2022, foram realizadas cerca de 1.100 atendimentos ambulatoriais e 500 cirurgias pediátricas.
Pré-requisito: Cirurgia Geral
Duração: 3 anos.
Supervisora do programa: Dra. Maria Beatriz Silveira Schmitt Silva
CLÍNICA MÉDICA
Hoje o serviço apresenta o programa de residência médica voltado para preparar o residente para uma medicina hospitalar e ambulatorial, baseada nas últimas evidências e com as novas tecnologias disponíveis.
No Hospital Santo Antônio, já no primeiro ano os residentes atuam nos setores de Clínica Médica, Urgência e Emergência, Terapia Intensiva e Oncologia. Por se tratar de um hospital referência em Onco-hematologia, o programa de residência familiariza o residente para o tratamento das complicações clínicas, principais efeitos colaterais medicamentosos e procedimentos como Mielograma ou Biópsia de medula óssea.
O residente também acompanha os cuidados paliativos e a equipe de médicos hospitalistas, este último um diferencial na assistência hospitalar, com o objetivo de com maior resolubilidade dos casos. A equipe é composta por profissionais médicos de diferentes especialidades como reumatologia, gastroenterologia, endocrinologia, intensivista.Destaca-se a variedade de especialidades clínicas presentes no Hospital Santo Antônio, proporcionando ao residente contato com a visão do especialista, mas sem esquecer da avaliação global do paciente. No programa de residência acontecem aulas presenciais semanalmente, treinamentos, rounds e discussões de caso, tendo ainda como grande diferencial a presença de preceptoria durante 24 horas.
Duração: 2 anos
Supervisor do programa: Dr. Diego Reichert
GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
O Programa de Residência em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Santo Antônio se dedica, desde 2010, a proporcionar aos residentes uma base sólida de conhecimentos teóricos e experiência prática abrangente. Nossa meta é capacitar os residentes para oferecer um atendimento de excelência à mulher em todas as fases de sua vida.
O Hospital Santo Antônio é reconhecido como centro de excelência em Obstetrícia de Alto Risco, abrangendo toda a região do Médio Vale do Itajaí e prestando atendimento a gestantes de 14 municípios satélites. Em 2022 o Hospital Santo Antônio teve em média, 320 nascimentos por mês.
Nossos residentes têm a oportunidade única de participar ativamente em diversas áreas da especialidade, tais como ginecologia clínica, cirurgia ginecológica e oncoginecológica, pré-natal e obstetrícia de alto risco, ultrassonografia ginecológica e obstétrica, mastologia e patologia do trato genital inferior.
Nossas atividades educacionais são robustas e incluem aulas teóricas semanais, além de eventuais cursos proporcionados pelo Serviço de Ginecologia e Obstetrícia.
Duração: 3 anos.
Supervisor do programa: Dr. Eduardo José Cecchin
MEDICINA INTENSIVA
A Residência Médica em Medicina Intensiva tem como objetivo oferecer conhecimentos teóricos e treinamento prático, para que o residente seja capaz de realizar o atendimento do paciente crítico com qualidade. Durante o período de internação do paciente crítico, é importante a alta performance do médico intensivista juntamente com a equipe interdisciplinar. Todos os dias acontecem rounds, com médicos e equipe interdisciplinar, para elaboração do plano terapêutico de cada paciente, objetivando assertividade no tratamento, e prevenção de complicações relacionadas à assistência à saúde. Com 20 leitos de UTI adulto no Hospital Santo Antônio, o residente estará acompanhado por preceptores qualificado e poderá acompanhar pacientes com condições diferentes condições de saúde como choque, sepse, insuficiência respiratória aguda, insuficiência renal aguda, monitorização hemodinâmica, cuidados perioperatórios, insuficiência coronariana aguda, intoxicação exógena, cuidados ao paciente neurocrítico, suporte nutricional e ultrassonografia no paciente crítico.
No primeiro ano, o residente irá acompanhar os diversos serviços do hospital, com foco em clínica médica, pronto-socorro e sala de emergência, além de ter os primeiros contatos com a terapia intensiva. No segundo ano, o residente ficará todo período dentro da UTI. E no terceiro ano, aprimorará os cuidados específicos com pacientes neurocritícos e cardiológicos.
Acesso direto.
Duração: 3 anos.
Supervisor do programa: Dr. Rafael Amorim da Costa.
NEONATOLOGIA
A residência médica de Neonatologia do Hospital Santo Antônio consiste em acompanhamento do médico em três grandes áreas, além do ambulatório de seguimento de alto risco/prematuros:
• Centro Obstétrico/Alojamento Conjunto: onde o residente tem a oportunidade de acompanhar o atendimento e reanimação dos recém-nascidos termos, prematuros e suas complicações;
• Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais – UCIN: abrange 12 leitos de cuidados intermediários, com elevado índice de ocupação; e
• UTI Neonatal: com total de 20 leitos e é uma das mais completas do estado.
São patologias frequentemente encontradas: nascimento prematuro, síndrome do desconforto respiratório, síndrome de aspiração meconial, sepse precoce e tardia, hipertensão pulmonar, hemorragia pulmonar, hemorragia intracraniana, enterocolite, além das patologias cirúrgicas como onfalocele/gastrosquise, atresia esôfago, mal-formações pulmonares e renais, entre outras.
Pré-requisito: Residência Médica em Pediatria.
Duração: 2 anos.
Supervisor do programa: Dr. Marcelo André Klitzke
ONCOLOGIA CLÍNICA
A principal característica do programa de residência em Oncologia Clínica do HSA é a multidisciplinaridade. Durante todo o período, são abordadas discussões entre equipes clínicas, cirúrgicas, radioterapia, patologia, radiologia, cuidados paliativos e interdisciplinar de enfermagem, nutrição, psicologia, assistência social, fisioterapia e fonoaudiologia, tanto nos rounds quanto em tumor boards realizados semanalmente. Os residentes, durante os 3 anos de especialização, passam por estágios na Radioterapia, Hematologia, Cuidados Paliativos, Patologia e são incentivados a realizar estágios optativos em grandes centros para complementação da formação. Há um cronograma de aulas/discussões semanais com os preceptores como Oncologistas, Hematologistas, Paliativista e Radiooncologista. O Hospital Santo Antônio é considerado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade (UNACON) para Radioterapia e Hematologia para 53 municípios e em Oncologia Clínica para 14 municípios do Médio Vale do Itajaí. O Centro de Oncologia compreende o ambulatório oncológico, clínica de internação oncológica, ambulatório de quimioterapia e ambulatório de radioterapia.
Pré-requisito: Residência Médica em Clínica Médica
Duração: 3 anos.
Supervisor do programa: Dr. Gustavo Roncone Gastal.
ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
Residência médica iniciada em 2010, com credenciamento à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), compreende todas as subespecialidades da ortopedia com preceptores pertencentes à SBOT. O serviço de Ortopedia e Traumatologia realizou em 2022 cerca de 33 mil atendimentos ortopédicos ambulatoriais e 3 mil cirurgias nas diferentes especialidades ortopédicas: quadril, coluna, pé e tornozelo, joelho, pediátrica, mão e cotovelo, membros superiores e oncológica. Desde o ano de 2005, que o Hospital Santo Antônio é referência para o Médio e Alto Vale do Itajaí em Ortopedia e Traumatologia de Alta Complexidade. O serviço é pioneiro em realizar transplante ósseo em Blumenau. O residente desenvolve atividades de enfermaria, ambulatório, centro cirúrgico, distribuídas em escalas semanais e pronto socorro ortopédico - serviço pioneiro em Blumenau. Atividades didáticas compreendem reuniões clínicas semanais com todos os preceptores, aulas e seminários de temas de Ortopedia e Traumatologia.
Duração: 3 anos.
Supervisor do programa: Dr. Filipe Piemont Berndt.
PEDIATRIA
O Programa de Residência Médica em Pediatria compreende atuação em serviços hospitalares e ambulatoriais. O Hospital Santo Antônio atualmente é referência regional para pediatria e conta com serviços de enfermaria pediátrica, oncologia pediátrica, neonatologia, cirurgia pediátrica, UTI Neonatal e UTI Pediátrica. Os estágios hospitalares compreendem acompanhamento de pacientes internados em enfermaria de pediatria geral e oncologia pediátrica, alojamento conjunto e sala de parto, UTIs neonatal e pediátrica, unidade de cuidados intermediários neonatais, serviço de urgência e emergência pediátricos e ambulatório de cuidados paliativos pediátricos, todos disponíveis em estrutura própria do Hospital Santo Antônio. Há parceria com a universidade local, Secretaria Municipal de Promoção da Saúde e instituições privadas para estágios ambulatoriais, compreendendo a maioria das subespecialidades pediátricas. O programa conta com extensa programação teórica, com aulas semanais, além de reuniões em conjunto com outros programas de residência médica.
Duração: 3 anos.
Supervisor do programa: Dra. Hellen Mayumi Kawano
RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
O serviço de radiologia do Hospital Santo Antônio conta com equipamentos modernos, dentro de um ambiente hospitalar completo e está em franca expansão, contemplando os mais diversos tipos de exames. Dessa forma, possibilita, portanto, uma rica experiência ao residente nesse importante período de aprendizado. No nosso serviço, destacam-se oncologia, gestação de alto risco, bem como exames relacionados a urgência e emergência de forma geral, pediatria, ortopedia e traumatologia. Anualmente, realizam-se mais de 90 mil exames, contemplados entre os diversos métodos de diagnóstico por imagem, contando inclusive com procedimentos invasivos (biópsias). Aqui, nossos residentes estão ativamente envolvidos em todas as modalidades, de acordo com o estágio em que se encontram, sempre com a segurança de um preceptor ativo ao lado para ensinar. Contamos com uma equipe médica capacitada e multiprofissional completa. Em paralelo às práticas, diariamente acontecem aulas teóricas ou discussões de casos interessantes, traçando este paralelo entre a teoria e a prática, com acesso a sites específicos de estudo em radiologia, além de um completo acervo teórico de livros à disposição para o uso dos residentes.
Duração: 3 anos.
Supervisora do programa: Dra. Francielly Alexandra Jorge