Terapia Renal Substitutiva
O setor de Terapia Renal Substitutiva é responsável por atender pacientes internados que necessitam de acompanhamento direto ambulatorial (crônico) e pacientes agudos, que não realizam nenhum tratamento renal prévio. A Terapia Renal Substitutiva é responsável por suprir a função dos rins em pacientes que apresentam falência da função renal aguda ou crônica e tem como objetivo principal a retirada de líquidos e toxinas.
Pacientes que possuem acesso para realização da Hemodiálise como, por exemplo, a FAV (fístula arteriovenosa), ou mesmo um cateter de longa permanência, as sessões são prescritas mediante avaliação do médico nefrologista.
Os pacientes que não realizam nenhum tipo de Terapia Renal Substitutiva, a avaliação do médico nefrologista acontece mediante solicitação do médico responsável pelo paciente, que verifica a necessidade do acompanhamento da especialidade. O médico nefrologista acompanha o paciente durante a internação e avalia a necessidade de realizar o tratamento com base no exame clínico, laboratorial e imagens.
O Hospital Santo Antônio dispõe de três máquinas de Hemodiálise e Osmoses Reversas, além de contar com profissionais especializados. Os equipamentos são indispensáveis nesse tipo de tratamento, sendo assim, de extrema importância para os pacientes da Instituição.