Alojamento Conjunto
O Alojamento Conjunto do Hospital Santo Antônio, é o setor destinado a prestar assistência à gestante. O serviço materno-infantil do HSA conta com equipe especializada e capacitada e conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.
Durante o parto, cada gestante deve ter um acompanhante, responsável por sua internação e, pode estar acompanhada de uma doula e um fotógrafo de parto de sua escolha. O Hospital Santo Antônio possui uma lista de profissionais capacitados e autorizados a prestar seus serviços na maternidade. A parceria entre Hospital e Profissional não tem custos extras, os valores para acompanhamento dos profissionais durante o parto é uma negociação exclusiva de cada gestante com seu fotógrafo ou doula.
No momento do nascimento, o papai e/ou acompanhante pode cortar o cordão umbilical sob a orientação da equipe, após a avaliação do recém-nascido. Após o nascimento, acontece também o contato pele a pele com a mãe para melhor adaptação fora do útero, como recomenda a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
O hospital conta com uma sala exclusiva para realizar a pesagem, teste do olhinho, teste do pezinho, teste da linguinha, e demais medidas do bebê e está equipada para atendimento de emergência caso identificada necessidade de intervenção neste período de adaptação. Após completar 24 horas de vida, são realizados os testes da orelhinha e teste do coraçãozinho.
No período do pós-parto imediato, a nova família — mãe, bebê e acompanhante, são transferidos do Centro Obstétrico para o Alojamento Conjunto, a fim de manter o acompanhamento do período puerperal da mulher e da adaptação extrauterina do recém-nascido.
O Hospital Santo Antônio mantém parceria com Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau para garantir que o recém-nascido receba as primeiras vacinas antes do momento da alta hospitalar. Ainda sobre as parcerias de sucesso, em 2021 o cartório Braga Varela instalou um posto de atendimento junto a recepção do Centro Obstétrico para o registro das crianças nascidas no HSA.
As gestantes em trabalho de parto ou com indicação de indução do parto, são internadas no Centro Obstétrico, onde podem, junto de seus acompanhantes, compartilhar seus planos de parto com a equipe assistencial. Podem, também, esclarecer as condições do parto humanizado, onde a mulher é a protagonista do momento, conduzida com segurança pela equipe assistencial, que utiliza protocolos validados e o Checklist do Parto Seguro, da 1ª a 3ª etapa, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Hospital Santo Antônio é referência no atendimento em Gestação de Alto Risco para 14 municípios no Vale do Itajaí. As gestantes encaminhadas ao HSA são triadas por enfermeiros obstetras através da Classificação de Risco Obstétrico sugerida pelo Ministério da Saúde. Se identificado algum sinal de perigo obstétrico ou neonatal, a equipe médica conta com 2 salas cirúrgicas equipadas e 5 leitos na Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA), para a intervenção cirúrgica - cesariana.
Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno
Dentre os diferenciais do Hospital Santo Antônio, está o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAM), um setor com o compromisso de estabelecer e manter o aleitamento materno desde o nascimento. Ele transcende a alta hospitalar, por serem realizados atendimentos ambulatoriais às puérperas com dificuldades na amamentação nos primeiros dias pós-alta.
A rotina do setor inicia com as visitas às puérperas no alojamento conjunto para orientações e observação da mamada. O serviço de atendimento ambulatorial também é disponibilizado. Após as visitas, a colaboradora realiza a entrega do material, o leite extraído pelas mães com bebês internados mediante os cuidados que garantem a qualidade deste alimento que salva vidas, na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) e UTI Neonatal. A presença do CIAM nestas unidades, oportuniza a melhorias no processo da relação do binômio, como a extração de leite humano beira leito, iniciada em 2021, a mãe fica ao lado do seu filho extraindo o leite que será ofertado imediatamente.
Rotina:
No decorrer do dia, o setor atende às solicitações de atendimento geradas pelas equipes interdisciplinares, sempre que identificada qualquer necessidade de melhoria no manejo clínico da amamentação. Todos os atendimentos estão embasados em evidências científicas atualizadas e bases legais, como no Decreto n.º 8.552, de 3 de novembro de 2015, que regulamenta a Lei n.º 11.265, de 3 de janeiro de 2006, e a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL). Esses são requisitos básicos para a sustentação do certificado de Hospital Amigo da Criança, conferido pelo Ministério da Saúde, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O CIAM está à frente da organização das capacitações sobre o Manejo Clínico do Aleitamento Materno para todos os colaboradores da área materno infantil. Em parceria com o Banco de Leite de Blumenau, o HSA além de incentivar o aleitamento, também é posto de coleta de leite humano.